sábado, 25 de outubro de 2008

O corinthians está de volta a elite!

NOTÍCIA DO DIA: Com 2 a 0, Corinthians bate o Ceará no Pacaembu e garante sua vaga na Série A .....

O Corinthians escreveu o capítulo mais triste da sua história no dia 02 de dezembro do ano passado, quando foi rebaixado à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. E não precisou nem de um ano para “cumprir a sua obrigação”, como a torcida não se cansa de falar. Foram 329 dias de renovação e redenção do time e da diretoria do Alvinegro diante de sua “nação”. Neste sábado, após a vitória por 2 a 0 sobre o Ceará, no Pacaembu, válido pela 32ª rodada da Série B, o Corinthians garantiu, matematicamente, uma das quatro vagas de acesso à Série A e pôs fim ao pesadelo.

Demissões de técnicos, brigas entre jogadores, escândalos políticos, grave crise financeira e manchetes nas páginas policiais. Nada disso ocorreu na gestão Andrés Sanchez e no primeiro ano de Mano Menezes à frente da equipe. Uma paz que há muito tempo não se encontrava nas dependências do Parque São Jorge, Zona Leste da cidade de São Paulo.

Presidente, comissão técnica, diretores e, principalmente, um novo plantel, alinhados às novas ações do departamento de marketing, foram fundamentais ao Corinthians, que em 2008 conquistou o vice-campeonato da Copa do Brasil e garantiu a volta à Série A do Brasileirão com brilho.

A cada gol, a cada fase superada ou três pontos conquistados pela turma de Mano Menezes e cia., campanhas de marketing eram apresentadas à Fiel. Desde a produção de camisas e roupas em geral, licenciadas pelo Corinthians, até filme, livro, cartões de crédito, Timão TV, sistema de mensagens para o celular, sócio-torcedor, ações beneficentes, e novas parcerias. Tudo desenvolvido para compensar, até certo ponto, a ausência do clube na elite do futebol nacional.

“Procuramos trazer de volta o sorriso ao rosto do corintiano. Muita alegria para esquecer a tragédia do ano passado. O esforço do time em voltar com dignidade é tão grande quanto o nosso trabalho para melhorar os canais de distribuição e de comunicação do Corinthians com a sua torcida”, analisa Luís Paulo Rosenberg, vice-presidente de marketing do clube.

Vitória deste sábado ainda não deu a conquista do título da serie B ao Corinthians, mas não permite que o time fique fora do G-4 até o fim da competição.

O jogo!

A festa já estava preparada no Pacaembu. Até o técnico Lula Pereira, que havia se convidado para participar na véspera, retrocedeu quando subiu ao gramado. “Não viemos para estragar a festa de ninguém”, avisou o comandante do Ceará, após abraçar o colega Mano Menezes e parabenizá-lo “pela conquista”, que ainda não chegara.

A falta de sincronia do Ceará em campo se assemelhava ao discurso de seu treinador e à apresentação das Cheerleaders do Corinthians, que passaram quase despercebidas antes do início do jogo. Em vez de olhar para as cinco garotas, os torcedores preferiram tremular as bandeiras com a inscrição “Eu voltei/ Agora pra ficar” que receberam, entoar o hino do clube e seus tradicionais gritos de guerra.

Coringão voltou”, o novo coro da Fiel, contagiou os jogadores do Corinthians nos primeiros minutos. Aos 8, alguns torcedores ainda se acomodavam nas arquibancadas quando os demais se levantaram para reclamar de pênalti sobre Herrera. Com a sua garra característica, o argentino retomou a jogada, desvencilhou-se da marcação e chutou na trave. No rebote, Douglas acertou o gol: 1 a 0.

Já não existia mais dúvidas em meio ao público. “O Coringão está de volta. Por que estávamos fazendo contas? Acabou”, gritava um corintiano, enquanto lacrimejava e roia as unhas. A alegria foi ainda maior quando o placar eletrônico do Pacaembu anunciou o gol do Paraná sobre o Barueri. O empate veio em seguida, mas no momento em que havia outro motivo para comemorações. O Fluminense vencia o Palmeiras por 3 a 0 no Rio de Janeiro.

o final do primeiro tempo, o Corinthians se acomodou. É verdade que o goleiro Felipe não fez mais do que duas defesas, porém a desatenção de Morais e Douglas na criação das jogadas impediu a equipe de descer ao vestiário com uma vantagem maior no marcador. A solução foi chutar de longa distância com André Santos, Elias e, principalmente, Cristian. Nenhum deles acertou o alvo.

Pouco importava, entretanto, a queda de rendimento do Corinthians, que deixou o campo aplaudido. “Falta pouco. A torcida está ajudando, e vamos voltar para a Primeira Divisão hoje”, prometeu o atacante Dentinho. O sistema de som do estádio se precipitou e, já no intervalo, tocava o refrão da música “O Portão”, do palmeirense Roberto Carlos, a quem o placar eletrônico agradecia.

Lula Pereira tentou reanimar o Ceará, substituindo Marcos Paraná por Éderson. Na primeira jogada de ataque do segundo tempo, sua equipe conseguiu assustar o Corinthians. Após cruzamento na área, Sérgio Alves cabeceou, Felipe espalmou e Dezinho empurrou a bola para as redes. Segundo o árbitro, em posição de impedimento. O último lance de perigo dos visitantes acabou com vaias da Fiel.

Aos 4 minutos, um chute forte de Cristian, desta vez em cobrança de falta, enfim surtiu efeito. O goleiro Adílson não conseguiu segurar a bola, e cedeu rebote. O zagueiro-artilheiro Chicão aproveitou para marcar o segundo gol do Corinthians na partida. Levou o distintivo do clube à boca, como gosta de comemorar, e foi ovacionado pelo público, depois de se livrar da suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

No restante da partida, apenas o Corinthians atacou. Lula Pereira gastou as suas últimas cartadas com Charles Chad e Mancuso nos lugares de Sérgio Alves e Michel, que é torcedor do Palmeiras. Conseguiu evitar apenas o terceiro gol da equipe da casa, que festejou mais um do Paraná. Com rádios de pilha em punho, os torcedores acompanharam o pênalti que selou a derrota do Barueri e o fim do sofrimento corintiano. Havia quem chorasse copiosamente no Pacaembu.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 2 X 0 CEARÁ (Veja como foi o jogo lance a lance)

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

Data: 25 de outubro de 2008, sábado

Horário: 16 horas (de Brasília)

Árbitro: Maurício Aparecido de Siqueira (MT)

Assistentes: Luiz Fernando Irineu da Silva e Fábio Rodrigo Rubinho (ambos do MT)

Público: 32.341 pagantes (total de 35.425)

Renda: R$ 660.445

Cartões amarelos: André Santos, William (Corinthians); Fabrício, Marcos Paraná, Michel (Ceará)

Gols: CORINTHIANS: Douglas, aos 8 minutos do primeiro tempo, Chicão, aos 4 minutos do segundo tempo

CORINTHIANS: Felipe; Alessandro (Carlos Alberto), William, Chicão e André Santos; Cristian, Elias, Douglas (Lulinha) e Morais (Wellington Saci); Dentinho e Herrera

Técnico: Mano Menezes

CEARÁ: Adílson; Dedé, Fabrício, Dezinho e Jorge Guerra; Michel (Mancuso), Chicão, Cleisson, Marcos Paraná (Éderson) e Cadu; Sérgio Alves (Charles Chad)

Técnico: Lula Pereira


...um dia perfeito pra os corintianos de todo o Brasil!

veja a galeria de fotos com a trajetória do timão na serie B.

Termino a postagem dando as boas vindas para timão à serie A.

Timão é de primeira!

Nenhum comentário: