segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Beber água à refeição engorda?



Em primeiro lugar, é preciso deixar bem claro que a água não tem valor energético, isto é, tem zero quilocalorias, logo não engorda!!! Ou seja, tanto faz beber água antes, durante ou depois das refeições que ela não vai alterar o seu valor calórico!
O que acontece quando se bebe água durante a refeição é que a água dilui os sucos gástricos, tornando a digestão mais lenta e provocando uma sensação de saciedade. Este fato pode até contribuir para evitar a ingestão excessiva. O mito surge porque alguns indivíduos ingerem quantidades excessivas de comida à refeição e, no final, ingerem água. Ora, apesar da água não ter potencial calórico, ela ocupa espaço no nosso estômago. Quando o volume de comida/bebidas é superior à capacidade do nosso estômago, este dilata-se, podendo até ser causada uma distensão gástrica aguda. A sensação do indivíduo é a de “barriga inchada” e desconforto abdominal!
O consumo de líquidos em quantidades suficientes (cerca de 1,5 a 3 litros por dia, consoante as perdas) é importante para a hidratação geral mas não é um fator decisivo para perder ou ganhar peso ou gordura corporal.

Fonte: Caçadores de Mitos! =p

2 comentários:

Anônimo disse...

Um outro fator que pode levar quem bebe muita água durante as refeições a engordar, é que, como o estômago vai gradativamente se dilatando, devido ao volume de água; cada vez é necessário mais alimento para preencher o estômago, levando o indíviduo a ingerir cada vez mais calorias.
Depois tem de fazer cirurgia para redução do estômago.

Exagerei um pouco...rs

Mas realmente o estômago se dilata, o que exige uma ingestão maior de alimentos para se obter a sensação de saciedade.

Abs
Raquel

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado