quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Acelerador de particulas?? =s


Que monstrengo é esse???
Bem, nesta terça-feira ficamos sabendo que O maior acelerador de partículas do mundo, o LHC, iria começar a funcionar na manha de quarta-feira.....
Large Hadron Collider - LHC (em português: Grande Colisor de Hádrons) é o maior acelerador de partículas do mundo. Ele está localizado no CERN - Organização Europeia para Investigação Nuclear. Esse local pode não soar familiar, mas foi lá que o WWW e a internet nasceram.
Bom, o que um acelerador de partículas faz? Nada de útil para a maioria nós. Na verdade, ele faz coisas bem perigosas, sua principal função é causar a colisão entre partículas.

Nos colisores as partículas são aceleradas dentro de um campo eletromagnético até atingirem altos níveis energéticos, e depois são colididas com outras partículas de matéria. Quando os feixes de partículas viajam dentro do anel de colisão eles são aceleradas pelos campos elétricos, sendo os campos elétricos proporcionais à energia das partículas, ou seja, quanto maior o campo elétrico maior será a energia da partícula. Essas partículas absorvem parte da energia da onda de rádio à medida que circulam nas cavidades de colisão: para que os feixes de partículas passem pelas câmeras a vácuo várias vezes, elas precisam ser circulares.

É preciso bombardear dois feixes de partículas um dentro do outro, para assim obter uma enorme quantidade de energia, pois as partículas aniquilam-se umas as outras, liberando uma energia tão alta que pode ser convertida em partículas pesadas. As colisões dos feixes de prótons vão ocorrer em uma escala jamais vista e isso resultará em uma quantidade imensa de dados, cerca de 15 Petabytes de dados anualmente.(wikipedia)
Ele é um o novo brinquedinho dos gênios da física que está quase pronto. Ele virá para tentar desvendar algumas perguntas aparentemente sem solução para a humanidade: O que existia durante o primeiro momento de existência do Universo? Por quê algumas partículas possuem massa enquanto outras não? Qual é a natureza da matéria escura? Existem outras dimensões que ainda não foram detectadas por nós?
Entre outras coisas, ele servirá para tentar descobrir a origem da massa das partículas elementares. - Entendeu por que eu disse que era inútil para a maioria de nós? Se você entendeu tudo até aqui, você já esta acima da média.
Brincadeiras a parte, o novo equipamento pode traçar um novo rumo para física moderna, podemos estar certos ou ter entendido tudo errado até aqui.

Só que isso tudo está incomodando algumas pessoas. Os responsáveis pelo LHC já estão sofrendo processos judicias. Alguns indivíduos acham que ele podem acabar com a terra , talvez com a galáxia inteira criando incontroláveis buracos negros ou alguma espécie destrutível de matéria. - Ou qualquer outra coisa que ninguém imagina.
Os ciêntistas juram que sabem o que estão fazendo e dizem que vão enfrentar qualquer tribunal por que estão seguros de seus atos.
Bom, eu não sei. Quando ligarem a coisa pela primeira vez nós vamos saber. De qualquer forma, não faz muito tempo, quando saíram os primeiros protótipos do trem, acreditava-se que o homem sobreviveria se viajasse a uma velocidade maior que 50km/h.

Um amigo meu falou que é coisa do demônio, que foi o diabo que mandou fazer aquilo....outro, chegou pra mim e disse: tamo fudido tamo fudido!....uhauhauhuaha
Por mim, podem ligar a coisa....fiquei sabendo que se acontecer alguma coisa, será tão rápido que nós não perceberemos! =p
....será o fim do mundo??? o que vai acontecer???? ....só Deus sabe!

Seja o que Deus quiser!

fonte: g1.globo.com

se quiser acompanhar esse bicho ao vivo, clique aqui.
se quiser ver vídeos e novidades, clique aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ja existem varios aceleradores de partículas em pleno funcionamento no mundo inteiro. Até nas nossas casas tem aceleradores de partículas funcionando diariamente pasra prestar-nos serviços que hoje não conmseguimos viver sem. Quem tem computador e Tv, não pode criticar. Se você não domina esse assunto, porque não continua falando de futebol ou novela da globo?